terça-feira, 30 de junho de 2009

Muletas recicláveis


Um aluno da Universidade de Sussex, Alex Williams, projectou uma muleta de baixo custo e reciclável. Quem já não precisar, deixa a muleta no EcoPonto. Muito simples.
As vantagens do baixo custo são óbvias para toda a gente em toda a parte, mas a motivação para este projecto nasceu de um problema no Serviço Nacional de Saúde britânico: os doentes levavam as muletas de alumínio emprestadas, mas nunca mais as devolviam.
E assim, enquanto não se mudam as pessoas, mudam-se os objectos. Continuarão a faltar muletas, mas ao menos não fica tão caro e, para mais, podem ser recicladas.

Mais informações sobre este e outros projectos académicos em exposição final de curso.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

BIONIC



Em contraste com a abordagem da empresa francesa citada no post anterior talvez seja bom perceber que é perfeitamente possivel fazer produtos altamente ergonómicos, altamente inclusivos e que ganham prémios de design. Nas imagens a ferregem Techno Bionic da Cifial (Portugal)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Não estamos aqui para fazer produtos para coitadinhos





A situação que vou descrever parece anedótica mas infelizmente é verdade. Não se passou comigo mas com uma designer que trabalha numa empresa nacional. Perante a solicitação de um cliente para o desenvolvimento de uma ferragem com Design já definido a referida designer expressou algumas reservas em relação à forma muito pouco ergonómica do produto e tentou ainda defender alguns dos valores mínimos do design universal tentando fazê-los perceber a quem obviamente não diziam nada: imagine uma criança a tentar abrir esta porta, ou um idoso ou alguém com as mãos ocupadas....
A conversa morreu logo ali - Não estamos aqui para fazer produtos para coitadinhos! Retorquiu o desenvolto Director. Faça dois rebaixos para os dedos no bloco e pronto! Mas atenção nada de amaciar a superfície frontal! Quero essas arestas bem vincadas.

Espero que não tenha filhos ou que eles não tenham testa como o papá....


sexta-feira, 19 de junho de 2009

OXO - Novos produtos

A OXO, tão conhecida nesta área das ajudas técnicas, lançou recentemente, em conjunto com a Staples, uma linha de objectos para o escritório.
Para além disso, uma outra empresa, desta feita na área farmacêutica, apercebeu-se de que os doentes de artrite reumatoide tinham muitas vezes que medicar-se através da utilização de seringas, tarefa que lhes é bastante difícil. A empresa chama-se UCB e pediu ajuda à OXO para o lançamento de uma seringa que facilitasse o uso por parte destes doentes. O resultado é o novo produto da OXO na imagem que se segue:

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ortótese PK100, da Tibion



A Tibion Bionic Technologies, desenvolveu uma ortótese, a PK100, de auxílio a pessoas com problemas musculares, como vítimas de AVC, esclerose múltipla ou Parkinson.

Esta ortótese, que está agora a ser testada junto de um grupo de pacientes, possui sensores que detectam os movimentos do utilizador (sentar, levantar, caminhar, subir/descer escadas...) e aplica a força necessária ao desempenho da tarefa, segundo a empresa, de forma imperceptível ao doente.

Segundo a brochura do produto divulgada pela empresa, esta ortótese seria útil não só aos pacientes individualmente, como aos fisioterapeutas para auxílio, entre outras coisas, em levantar os pacientes.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Divulgação - Prémio Municipal de Mobilidade Sustentável

O "Prémio Municipal de Mobilidade Sustentável" é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto e surge como uma medida de sensibilização e de impulso à criatividade. Este prémio tem como principal objectivo estimular e valorizar a apresentação de propostas concretas que visem a melhoria das condições de mobilidade no concelho do Porto.
Poderão ser apresentados a concurso trabalhos, iniciativas, produtos e soluções, implementadas ou não, que possam contribuir para uma melhoria das condições de mobilidade no Município do Porto. O prémio tem o valor de 5.000 euros, podendo o júri atribuir uma ou duas menções honrosas no valor de 1.000 euros cada.


Exemplos de temas a concurso:

- Veículos mais limpos e combustíveis alternativos;

- Organização e planeamento de transportes;

- Abordagem integrada dos transportes urbanos;

- Reequilíbrio do espaço urbano e restrições de acesso;

- Sistemas de Informação e Gestão Inteligentes para Transportes;

- Logística urbana limpa;

- Transportes Públicos de alta qualidade;

- Novas formas de uso do carro;

- Promoção de modos de transporte limpos;

- Gestão da Mobilidade e sensibilização em relação uso do transporte.


O regulamento e restantes informações encontram-se disponíveis em www.cm-porto.pt.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Divulgação - Jornadas de Inovação

Projecto PALMIBER
Data: 18, 19 e 20 de Junho
Local: FIL, em Lisboa
Entre os dias 18 e 20 de Junho realizam-se na FIL em Lisboa as 4ªs Jornadas de Inovação (www.innovationdays.eu) organizadas pela Agência de Inovação com o objectivo de divulgar resultados de I&D, apoiar a valorização económica desses resultados e dinamizar parcerias e o estabelecimento de sinergias entre empresários, investigadores e investidores.
Nesta edição, a propósito do encerramento da presidência portuguesa da Iniciativa EUREKA, o evento será alargado ao âmbito europeu, inclui uma exposição de resultados de projectos EUREKA e tem a participação de várias organizações internacionais.
Estará patente uma exposição com projectos de Inovação desenvolvidos por empresas nacionais e internacionais. A ANDITEC participará com stand próprio onde se demonstrarão os veículos PALMIBER, destinados a promover a mobilidade independente de crianças com disfunções neuromotoras graves. Mais informação sobre este projecto pode ser consultada na página web do projecto Palmiber: http://www.anditec.pt/palmiber
Sessão de Apresentação deste Projecto: o projecto será apresentado ao público durante as Jornadas, no dia 18 de Junho pelas 16h30. Pode também visitar o stand da ANDITEC onde os nossos técnicos estarão disponíveis para lhe apresentar os referidos veículos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

"Prémio Maria Cândida da Cunha”

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. desafia alunos do Ensino Superior para o Concurso "Prémio Maria Cândida da Cunha”.

http://www.ajudas.com/notver.asp?id=3226 http://www.ajudas.com/notver.asp?id=3226

No próximo dia 9 de Junho, terça-feira, realiza-se a Apresentação do Prémio Maria Cândida da Cunha, presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, na Universidade de Aveiro, a partir das 11h00. Contará ainda com a presença da Reitora da Universidade de Aveiro, Maria Helena Nazaré e do Presidente da Associação de Estudantes da Universidade, Negeffe Pina.

Este Prémio pioneiro para todos os Estudantes do Ensino Superior procura mobilizá-los para o estudo, investigação e inovação das acessibilidades digitais, físicas, económicas, sociais e culturais no âmbito da Deficiência ou Incapacidade, na perspectiva do Desenho Universal e da Sociedade para Todos e no contexto da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiências, ratificada pela Assembleia da República, no dia 7 de Maio de 2009.

O Ensino Superior tem uma especial e incontornável responsabilidade nestas matérias, designadamente no que concerne ao desenvolvimento do Ensino Superior Inclusivo face às necessidades especiais dos estudantes com deficiências ou incapacidades.

No âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. oferece através do Prémio Maria Cândida da Cunha uma oportunidade extraordinária para que todos os estudantes do Ensino Superior, público e privado, se coloquem na linha da frente dos Direitos das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades.

O trabalho premiado receberá 6.000 Euros. O regulamento está disponível em" www.inr.pt"


Apresentação Prémio Maria Cândida da Cunha do INR, I.P. | 9 de Junho de 2009
Universidade de Aveiro | Sala dos Actos Académicos
PROGRAMA

11h00 – Recepção dos convidados | Sessão de Abertura | Vice-Reitor da Universidade de Aveiro

11h15 – Apresentação do Prémio Maria Cândida da Cunha | Alexandra Pimenta, Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

11h45 – Presidente da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro

12h00 – Sessão de Encerramento | Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

domingo, 7 de junho de 2009

QREN - Abertura de Concurso para Projectos de I&DT no domíno da Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência

Prazo de Candidatura: até 31 de Julho 2009

Está aberto, de 1 de Junho a 31 de Julho de 2009 o concurso público para financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no domínio da Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência em domínios e áreas que se relacionam com a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência no âmbito do Protocolo de cooperação entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., e o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Os projectos devem privilegiar a divulgação ampla de resultados e conduzir a medidas de política pública a adoptar.

Os temas prioritários são os seguintes:

* Investigação e desenvolvimento em novas soluções de acessibilidade para as pessoas com deficiência:
* desenvolvimento da acessibilidade às interfaces de mobiliário urbano (como sejam ATM e os telefones públicos), desenvolvimento de formatos alternativos acessíveis de informação, simplificação de pagamento electrónicos, aperfeiçoamento dos sistemas de orientação para cegos;
* Desenvolvimento de metodologias de avaliação e controlo de qualidade e eficácia das respostas das instituições de e para pessoas com deficiências:
* construção e criação de modelos ou instrumentos fiáveis de avaliação e controlo da qualidade e da eficácia das respostas e serviços prestados, como modo de defender o exercício dos direitos das pessoas com deficiência, desenvolvimento de métodos para avaliação da acessibilidade aos sites;
* Contributos para a implementação e aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF (OMS, 2001), nomeadamente através da investigação e estudo de natureza interdisciplinar e multidimensional, da funcionalidade e incapacidade, da interacção pessoa com o meio, das barreiras e facilitadores à participação social e das necessidades das pessoas com deficiências ou incapacidade (modelo biopsicosocial); do desenvolvimento e da validação de instrumentos de avaliação específicos e critérios de "medida" nos domínios das Actividades e Participação dos Factores Ambientais, em consonância com o quadro conceptual da CIF; da promoção dos direitos, da igualdade de oportunidades e não discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidade.
* Investigação e desenvolvimento sobre novas ajudas técnicas ou produtos de apoio como factor de autonomia, desenvolvimento e aprendizagem com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência, permitindo-lhes estabelecer objectivos normalmente difíceis de alcançar ou, como alteração na forma de interagir com as novas tecnologias, criadas habitualmente sem ter em conta a população com deficiência e, consequentemente criando barreiras desnecessárias a milhões de pessoas.


Entidades Beneficiárias
Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação das seguintes entidades:

- Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
- Laboratórios Associados;
- Laboratórios do Estado;
- Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
- Empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos;
- Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em actividades de investigação científica.
- Âmbito Territorial e Financiamento
- Âmbito territorial

A afectação territorial dos projectos é determinada pela Região NUTS II onde se localizam as Instituições Proponente e Participantes.

Financiamento
Os projectos com Instituição Proponente localizada nas Regiões NUTS II de Lisboa e Algarve e Regiões Autónomas são financiados por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Os Projectos com Instituição Proponente localizada nas Regiões NUTS II do Objectivo Convergência (Norte, Centro e Alentejo) são co-financiados com verbas do Programa Operacional Factores de Competitividade, sendo que nestes casos, as Instituições Participantes localizadas em regiões fora do Objectivo Convergência são financiadas por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O financiamento do Programa Operacional Factores de Competitividade assume a natureza de apoio não reembolsável no valor de 70% das despesas elegíveis do projecto, ou 50% no caso de empresas, sendo que, nesta última situação, o financiamento será concedido ao abrigo do enquadramento comunitário dos auxílios de minimis e só serão apoiadas actividades de investigação fundamental e aplicada. As empresas localizadas fora das Regiões Convergência são financiadas a 50% por fundos nacionais.

O valor máximo de financiamento por projecto é de € 100 000,00.

Dotação Orçamental
A dotação orçamental FEDER afecta ao presente concurso no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade é € 350 000,00.

Apresentação de Candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, entre o dia 1 de Junho de 2009 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 31 de Julho de 2009, em formulário electrónico através do sítio:

https://concursos.fct.mctes.pt/projectos/

Não serão financiados projectos cujos Investigadores Responsáveis ultrapassem os 100% de tempo dedicado a projectos de investigação financiados pela FCT.

Não serão aceites candidaturas cujos Investigadores Responsáveis ou Instituições Proponentes se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução Científica ou Financeira e devolução de saldos de projectos anteriores.

A duração máxima dos projectos a apoiar é de 24 meses.

Metodologia de Selecção dos Projectos a Apoiar
A avaliação será efectuada por painéis internacionais de avaliadores independentes.

A metodologia de selecção e hierarquização dos projectos é baseada no indicador de Mérito do Projecto que assenta nos seguintes critérios, que são detalhados no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico:

Mérito científico e carácter inovador do projecto numa óptica internacional,
Mérito científico da equipa de investigação,
Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental,
Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do SCTN (efeitos e resultados esperados).
Para efeitos de selecção e decisão de financiamento, os projectos serão objecto de hierarquização por ordem decrescente da classificação obtida no processo de avaliação.

Divulgação e Informação Complementar
O presente Edital e outras peças e informações relevantes, nomeadamente o Regulamento de acesso a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, estão disponíveis através do sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/reab

e no sítio do Programa Operacional Factores de Competitividade http://www.pofc.qren.pt/

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas a

projectos.reab@fct.mctes.pt

Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas a

webmaster@fct.mctes.pt

terça-feira, 2 de junho de 2009

DSAI'09

A DSAI (Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion) é uma conferência que pretende debater e promover as tecnologias de informação e comunicação para todos, integrando aqueles que até agora têm vindo a ser excluídos do leque de utilizadores.
A Eng.ª Cristina Crisóstomo pediu para lembrar aqui no blogue que a conferência decorre no Tagus Park (Oeiras) de 3 a 5 de Junhno (sim, começa amanhã) e, sobretudo, que há três workshops de grande interesse para quem estiver envolvido na área:

Wokshop 1
Motion Capture Systems and Modeling in Biomech anics. Application to the study of functionality and autonomy in elderly adults associated to Physical Activity.
Wokshop 2
Inclusive Innovation at Microsoft: Windows 7 and Silverlight
Wokshop 3
T-LIFE: Therapeutic LearnIng of Facial Emotions


O resto do programa pode ser consultado aqui.